Postagem em destaque

O novo rito da Missa não é substancialmente idêntico ao anterior? Discussão sobre Traditionis Custodes: Dom Jerônimo alega que o Papa Fran...

Postagens mais visitadas

terça-feira, 1 de março de 2011

Um vigia cego?

Um vigia cego?                                                                                                                
                                                                                                                  
*Padre David Francisquini


Lembro-me de ter comentado recentemente com meus leitores a doutrina moral da Santa Igreja Católica sobre o uso dos preservativos, seja como meio de contracepção seja como profilático, sobretudo com o advento letal da AIDS.
Para os cientistas, o preservativo não é 100% eficaz para a contracepção e sua falha tem como conseqüência o desenvolvimento de uma nova vida. Como profilático, em se tratando do HIV, qualquer falha representa morte certa. (Cfr. Aids e o preservativo por Mons. Michel Schooyans).
Ademais, quem pratica a luxúria torna-se escravo das paixões desordenadas, perdendo a consciência do bem e do mal; a memória fica atormentada e a inteligência obnubilada; perde a perspicácia e a segurança de julgamento; perde, enfim, o temor de Deus e o respeito para consigo mesmo.
Quanto à castidade, os teólogos tradicionais da Igreja – bem como todos os santos – recomendam a máxima cautela, seriedade e severidade tanto quanto for necessário, nunca fazendo concessão alguma, a fim de não se desviar do caminho de Deus.
Nas páginas dos Evangelhos, Nosso Senhor com toda severidade nos alerta a propósito dos escândalos: “Ai do mundo por causa dos escândalos, mas ai de quem ele vier, melhor atar uma pedra de moinho ao pescoço e ser atirado nas profundezas do mar”.
Prova disso foram os terríveis castigos infligidos pelo dilúvio e as conhecidas punições sobre as cidades de Sodoma e Gomorra, que incorreram na prática infame do vício da impureza. Se alguém quiser analisar com clareza as conseqüências que a depravação dos costumes acarretam, que veja certos doentes de hospitais e hospícios.
Não há como negar a correlação entre os vícios da impureza e o uso das drogas. E todos nós sabemos que as drogas vêm conduzindo a sociedade para a violência e para o seu corolário, o crime. Pelo caminhar da carruagem, não é preciso ser profeta para anunciar a ruína da sociedade moderna.
É bom que nossos governantes saibam que não será com preservativo que se vai sanar o flagelo da AIDS, mas na prática da pureza e da continência. E muito mais que a doença corporal, o mais grave será a perda da alma, como afirma as Escrituras: “Nada de impuro pode entrar no reino dos Céus”.
Jesus Cisto enalteceu a virtude da pureza colocando-a entre as bem-aventuranças: “Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”. Podemos, pois, concluir que a prática da castidade nos leva a um claro conhecimento de Deus, a uma morte santa e feliz, a uma especial honra e dignidade no Céu.
Como sacerdote, não quero sofrer a censura feita por Deus àqueles que deviam velar por Israel: "As suas sentinelas estão todas cegas, todos se mostram ignorantes; são cães mudos, que não podem ladrar, que vêem coisas vãs, que dormem e que amam os sonhos" (Is. LVI, 10).
Não quero, repito, ser vigia cego ou cão mudo. Se lhes digo isso, é para adverti-los da responsabilidade que alguns podem assumir diante de Deus ao favorecer a corrupção do povo, difundindo ou incentivando o pecado que cedo ou tarde conduzirá à ruína da sociedade.

6 comentários:

Luis Carlos disse...

Mas o Papa se pronunciou a favor do preservativo, será ele não só vigia cego e cão mudo, mas conivente ou propagador da falsa moral?

Angelo Miguel disse...

Que linda postagem. Muito edificante. Um alerta para os católicos.

João Carlos Rodrigues Ramos disse...

Fiquei enormemente encantado com a clareza e precisão com que o Pe David desenvolve a doutrina tradicional da Igreja a respeito do preservativo, que neste ponto não se pode mudar e muito menos ainda transigir, pois a Igreja Católica é imutável. Discordo categoricamente do Sr. Luiz Carlos ao citar que o Papa está defendendo o preservativo e a falsa moral, pois neste ponto não se pode transigir como descrevem os outros dois artigos " a vida não foi feita para o prazer".

Hypolito Neto disse...

Caro Sr Luiz Carlos
Cordiais Saudações!
Quanto a sua objeção desejo-lhe responder que a finalidade do nosso blog é expor a doutrina católica, sem entrar em casuística. Quando se recorre a alguns exemplos é para melhor entender e esclarecer o que doutrinariamente está sendo exposto.O que o Pe David discorre e dá nesses artigos é o que está contido nos santos Evangelhos e no ensinamento da santa Igreja, para educação e formação dos fiéis, sem contudo entrar em casuística, que extrapolaria muito o alcance de um blog, como é o nosso. Se o consulente tomar o trabalho de reler os três artigos" A vida não foi feita para o prazer (I), ( II) e Um vigia cego?", encontrará a resposta para sua pergunta.
Sem mais, despeço-me

Hypolito Neto

Rita de Cássia disse...

Achei todos esses tres artgos tão bem escritos,que tratam com clareza e lógica da doutrina católica a respeito dos preservativos que são um verdadeiro alerta para todos onde caminha o Brasil. Só Maria Santíssima pode livrá-lo de tão terrível desgraça que leva as famílias para um terrível despinhadeiro que é a dissolução dos costumes. Parabéns para o Blog que tanto bem nos faz.

Rita de Cássia Prudêncio

Artigos disse...

Paz e bem irmãos na fé, gostaria de realizar uma parceria de divulgação e evangelização com vocês. Pois, por sermos blogs irmãos, e católicos principalmente, acho que estamos com o mesmo intuíto: EVANGELIZAR. Por isso irei colar o banner do seu blog no meu blog para juntos sermos párticipes da graça de Deus e do evangelizar o mundo. De seu servo Wander Venerio