Postagem em destaque

O novo rito da Missa não é substancialmente idêntico ao anterior? Discussão sobre Traditionis Custodes: Dom Jerônimo alega que o Papa Fran...

Postagens mais visitadas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

“Renascimento” do quê?


Num lar católico, pelo seu modo de ser a mãe cria em torno de si o ambiente próprio para a formação do subconsciente dos filhos, onde as primeiras noções de moralidade e de bom comportamento deitam as suas raízes. Como por uma fresta de janela o raio de sol entra para formar um pequeno cenário de luzes e de sombras, a ação benfazeja da mãe faz o ambiente próprio para incutir no coração da criança a noção de recato e pudor.

À medida que a mãe consegue fazer desabrochar nos filhos o encanto pelo belo, nobre e elevado, ela desperta neles o horror ao feio, ao imoral, à cacofonia, pois desta antítese nascerá a ideia de moralidade. Noção fundamental que fará aflorar outros valores naqueles corações como o dever de lutar contra tudo que lhe for contrário. Trabalho de ourivesaria que só pode ser levado a cabo dentro da família e do lar.

A criança assim formada passará a amar o que é verdadeiro e sério, a ter uma ideia exata de Deus, pois a sua família não conhece fissuras, pai e mãe compreendem a necessidade do vínculo conjugal indissolúvel, condição normal e ideal para a formação e educação da prole.  Os pais, com a concorrência mais próxima da mãe, devem saber despertar nos filhos o senso do ser, de responsabilidade e do dever.

É no sadio ambiente familiar que se destila o espírito que deve dar sentido à vida. As cerimônias de nascimento, por exemplo, feitas do carinho e do desvelo da mãe incute nos filhos a ideia de um lar cristão. Ou ainda, o reencontro diário do pai e da mãe diante de uma imagem de Jesus Crucificado ou de Maria Santíssima, na recitação do terço em família – ato de piedade conhecido – vinca neles a ideia de Deus e da eternidade.

As mães pelo simples fato de cuidar da higiene dos filhos vão deixando claro para eles que nem tudo pode ser feito diante dos outros, como se banhar, se vestirem, etc. Isso remete ao espírito da criança a noção de bem e de mal, do belo e do feio, da verdade e do erro, em suma a noção de pecado que é a desobediência às leis Deus escritas naturalmente em seus pequenos corações.

Fonte: ABIM 
Aos domingos, a mãe conduz os filhos à Missa, e lá, a se comportarem bem. Vêm as aulas de catecismo já iniciado no recinto do lar. As celebrações religiosas passam a ser assíduas. Não será a babá eletrônica a cuidar dos filhos, mas mãe que lhes contará belas histórias que elas mesmas quando crianças ouviram de seus pais. A entonação de voz e a fisionomia da mãe tocam fundo no coração dos filhos, carnes de sua carne. 

Nas horas difíceis, as histórias ensinam heroísmo e confiança, expressão de como todo ser humano deve ser, pensar e agir. O corte, as dobras, a composição de cores de suas roupas e até mesmo o seu comprimento parecem incutir neles a ideia de príncipes e de princesas, pois Deus os criou para reinar contra as paixões desordenadas, e que para isso vale a pena lutar pela ordem. 

O que a mãe é, será também o seu filho. A temperança de vida se forma na família cristã. Como os pais procedem diante dos filhos, eles se comportarão diante de outros, quer licenciosamente ou com compostura, recato e nobreza. Como o sol lança os primeiros raios para inaugurar um novo dia, os primeiros dias da criança marcarão o que ela será pelo resto da vida. Não se iluda o leitor de que o que se passa hoje seja fruto do acaso.

O mundo vem se descristianizando desde o Renascimento... Renascimento do que mesmo? – Do paganismo! De lá para cá, o povo outrora cristão foi abandonando a fé católica. As crianças de hoje sequer aprendem as orações mais elementares e trilham por caminhos opostos à razão mesma de ter sido criada: prazeres, drogas e prostituição. Querem viver sem lei e os frutos todos conhecem: o crime, a violência, o homicídio...

Onde a miséria ou a pobreza se mistura com a promiscuidade, surgem todos os vícios, a lepra moral. É preciso organizar a sociedade – a começar pela família – sobre a ideia de Deus e da eternidade.  A noção de bem e de mal consignados nos Mandamentos é essencial para a uma sociedade. Não basta ter noção, é preciso criar condições para que vicejem a virtude do recato e do pudor.

As autoridades abdicaram de seus deveres. Leis atentatórias à moral cristã são aplicadas. Alastra-se a desordem social. A família está dilacerada. Hoje se reivindica tanto, cobra-se dos políticos bens materiais como saúde, emprego, transportes, lazer, mas nunca se ouve uma voz autorizada a ensinar que a moralidade é fundamento da ordem social ou que o decálogo deva ser cumprido. Quem semeia ventos!...

Um comentário:

Renan disse...

MUITOS PAIS ESTÃO SE DEIXANDO SUBSTITUIR POR NOVELAS E (DES)ENSINAMENTOS AFINS!
NO mundo atual em que o paganismo é entronizado a cada instante, na literatura geral, nos livros escolares e na mídia, repletos de MARXISMO CULTURAL, mais ainda dentro dos lares via tv e net, particularmente onde governam partidos comunistas, caso Brasil-PT, arquiinimigos de Cristo e da doutrina da Igreja, daí que os incautos prestigiam com audiências essas diversas “ESCOLINHAS DE SATÔ – como as sexo-novelas, os vídeos pornôs, os BBBs e similares como alunos - em geral, católicos de fachada, agora neo pagãos.
Assim, diariamente na hora certa comparecem à telinha da tv para verem e ouvir seus “ensinamentos” de como se perverterem, ofenderem e desafiarem a Deus publicamente, por meio de seus atores representando seu corpo docente.
Aliás, as aulas dessas Escolinhas de Satã acima não passam de o bordel trazido para dentro de seu lar, dado o conteúdo de cenas eróticas e perversas, deseducando em particular as crianças. Lamentável, salvo as devidas exceções, como o Revmo Pe David e poucos mais que são contundentes nas homilias; a maioria são estilo agua-doce, mais versando sobre a misericórdia de Deus, nunca sua justiça e o castigo ao inferno dos refratários, além de pouco conteúdo doutrinário mais aprofundado.
Assim, essas verdadeiras "lavagens cerebrais" direcionam os incautos ao erotismo, à lascívia e à perversão geral e consequente caos e, com o tempo ficam muito bem doutrinados nos ensinamentos apologizados por Satã.
O católico deveria se abster dessas situações pois dado o conteúdo pornográfico, sabe de antemão serem oportunidades de pecados graves, via maus pensamentos e ações que advêm de cenas de espetáculos de bordel, além de dar audiência e mais faturamento às emissoras, cujas metas diabólicas são de perverterem e relativizarem a sociedade.
Certamente Satã ficará muito satisfeito com a presença nos seus cultos diários ou novelas e afins e, se não converterem a tempo, receberão o merecido “premio” de continuar com ele após a morte por toda a eternidade!