Postagem em destaque

O novo rito da Missa não é substancialmente idêntico ao anterior? Discussão sobre Traditionis Custodes: Dom Jerônimo alega que o Papa Fran...

Postagens mais visitadas

domingo, 24 de janeiro de 2010

Nossa Senhora, exército em ordem de batalha
                                                                                                                     Pe. David Francisquini
Em artigos anteriores, analisei a crise moral e religiosa que vem assolando há séculos nossa sociedade. Vimos o papel preponderante do orgulho e da sensualidade na demolição da civilização cristã, bem como à sua substituição por um estado de coisas onde não há mais lugar para se praticar a religião verdadeira. Por fim, acenamos para um dos meios mais eficazes, senão o mais eficaz, para destruir tal processo revolucionário: a devoção a Nossa Senhora, sobretudo ao Seu Imaculado Coração.
Em Fátima, Nossa Senhora pediu a devoção ao Seu Imaculado Coração, a comunhão reparadora dos cinco primeiros sábados, a mudança de vida e a recitação do terço. Um programa sintético e metódico de vida espiritual e de ascese, mas relegado e esquecido pelos homens. A Mãe das mães não veio pedir a seus filhos tarefa impossível; ofereceu-nos uma prática ao alcance de todos, mesmo dos mais simples entre os católicos.
Ao atendermos aos pedidos da Mãe de Deus, abriremos para o mundo o caminho misterioso da graça, a fim de solucionar a crise que submerge a sociedade contemporânea. Com efeito, Nossa Senhora disse: “Se atenderem a Meus pedidos, a Rússia se converterá e haverá paz; se não, ela espalhará seus erros pelo Mundo”. E espalhou. Não há recanto da Terra onde tais erros não estadeiam dentro da luxúria e da opulência no viver.
O pior castigo é a perda da Fé, com seu corolário, a perda da razão de viver. Não basta ao homem a razão; ela precisa ser iluminada pela Fé. Caso contrário, o homem necessariamente se desviará de seu reto caminho. Costuma-se dizer que ao perder a razão, o homem se torna o pior de todos os animais: orgulhoso, invejoso, violento, criminoso, ele assalta a mão armada, promove a guerra, constrói artefatos capazes de grandes desastres.
Tendo Deus desejado começar Sua vida terrena por meio de Maria Santíssima, é também por meio d’Ela, ensina São Luís Maria Grignion de Montfort, que Ele há de acabar as Suas maiores obras. Ele reinará, quando Maria reinar neste mundo: Por fim o Meu Imaculado Coração triunfará!
Se Maria está acima de todos os coros angélicos e dos santos, está abaixo apenas de Deus, que A constituiu medianeira de todas as graças e advogada dos pecadores. Não há, portanto, ninguém mais nobre, maior e mais amável depois de Deus do que Maria. São Luis Maria de Montfort acrescenta, no seu “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”: “Maria deve brilhar como jamais brilhou em misericórdia, em força e graça”.
“Em misericórdia para reconduzir e receber amorosamente os pobres pecadores que se converterão e voltarão ao seio da Santa Igreja; em força contra os inimigos de Deus, os ímpios empedernidos que se revoltarão terrivelmente para seduzir com promessas e ameaças a todos que lhe são contrários. Há de resplandecer em graça para animar e sustentar os valentes combatentes de Jesus Cristo, portanto Maria é a mais terrível inimiga que Deus armou contra o demônio e seus sequazes.
“Ela é um verdadeiro exército em ordem de batalha contra o demônio que redobra seus esforços e ataques para perverter e perder as almas, armando terríveis emboscadas aos servidores de Maria. Maria tem tanto ódio a este amaldiçoado inimigo de Deus, tanta clarividência para descobrir sua malícia, tanta força para vencer, esmagar e aniquilar este ímpio orgulhoso, o temor que Maria inspira ao demônio é maior do que o de todos os anjos e santos juntos.
“O que o demônio perdeu por orgulho, Maria conquistou por humildade, o que Eva condenou pela desobediência, salvou Maria pela obediência. Eva obedecendo à serpente perdeu consigo a todos os homens e os entregou às potestades infernais. Maria, por Sua perfeita fidelidade a Deus, salvou consigo todos os seus filhos e servos, e os consagrou a Deus”.

Nenhum comentário: